terça-feira, 6 de novembro de 2012

Demoiselles - Damas de honra adulta...

Olá noivinhas,

Hoje vim falar de um assunto que esta tirando meu sono. Nossa nunca pensei que seria tão difícil resolver a vida das minhas Demoiselles...

Bom para quem ainda não sabe de fato o que é uma Demoisselle, vou explicar.

A presença da dama de honra nos casamentos é uma prática que vem do antigo império romano. Naquele tempo, as jovens se vestiam igual a noiva a fim de confundir os maus espíritos fazendo com que nada desse errado para o casal.



Nos Estados Unidos e na Europa existe uma tradição de que as amigas mais próximas da noiva são suas damas (bridesmaids ou demoiselles). Ao contrário da nossa cultura, lá não há padrinhos de casamento em casais. Lá a noiva chama suas amigas para serem bridesmaids, sendo que a amiga mais próxima recebe o cargo de made of honor, que é o de madrinha de honra. E o noivo chama seus amigos para serem groomsmen best man (no caso do melhor amigo).

Bem, como essas tradições já chegaram por aqui, os casamentos brasileiros incorporaram as demoiselles ao cortejo. O que não aconteceu com os homens, a tradição só inclui as damas adultas.
Como no nosso cortejo é adaptado para a participação das demoiselles, funciona da seguinte forma. Quando se tem crianças no cortejo, além das demoiselles, entram primeiro as crianças com uma música, depois as demoiselles em pares com outra música. E em seguida a noiva com sua música.
Se não há crianças no cortejo, a entrada das demoiselles acontece depois da entrada do noivo e antes da noiva, com uma música própria pra sua entrada.
As demoiselles usam vestidos iguais (ou semelhantes) e entram sempre com um buquê em mãos. E o buquê delas deve ser igual entre si, mas diferente do da noiva.

Sério meninas, lendo parece super simples. O problema é lida com mulher é complicado.( nós sabemos disso). E quando se fala de 4 (gente quatro mulheres) o trem pega fogo. Queria muito que minhas Demoiselles usassem vestidos iguais com tons diferentes, mas sei que isso será impossível, além do que, embora os tamanhos sejam próximos a idade é bem disparada uma da outra. 
Minhas Demoiselles:
  • Sabrina - 12 anos - minha sobrinha 
  • Dany - 25 anos - nossa amiga
  • Ana Luisa - 19 anos - prima do Dani
  • Isabela - 18 anos - prima do Dani
Será da seguinte forma; Sabrina e Dany como são as menores, entram na frente. Ana e Isabela, como são as mais altas, entram logo atrás. Todas de uma só vez. As duas primeiras pararam no primeiros banco em frente ao altar e as outras duas, no terceiros bancos. Logo após entram os meus noivinhos um pouco à minha frente. 
Acho que ficará lindo, e vcs?

Por favor, alguém me ajude na escolha das cores. Estou para ficar louca de tanto pensar e não chegar a um denominador comum.

Bjs e boa noite!!! 



3 comentários:

  1. Oiii Lidiane!! Escolhi três cores e as minhas damas fizeram votação de qual elas queriam. Porque também não dá para impor uma cor que não fica bem com uma ou outra...Elas decidiram por uma e depois até trocaram. Mas, não rolou stress não. E olha que elas nem se conheciam...só dua...=) Vai dá tudo certo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii,
      Eu escolhi aqui agora quatro cores, vou mostrar para elas e vê se consigo chegar em uma unica cor. srsr

      Agente sabe que no fim, tudo vai dar certo. Mas o problema é como ficamos até chegar o fim. srsr

      Bjs e obrigada pela dica.

      Excluir
    2. Me segue Naity, para ficar por dentro das novidades.
      Bjinhos

      Excluir