segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Véu ou Mantilha????



Qual a diferença entre o véu e a mantilha?

A mantilha tem origem espanhola e, naquela cultura, era usada por mulheres em casamentos, cerimônias e também para abrigar os bebês recém-nascidos. Já o véu tem origem judaica e é usado como um sinal de pureza.
Ambos adereços podem ser feitos de tule, com bordados ou renda. No entanto, enquanto o véu costuma ter a mesma aparência em todo o tecido, a mantilha possui detalhes diferenciados na borda (ou bico), o que a deixa um pouco mais pesada em relação ao véu.
A escolha do penteado faz  a diferença na hora de a noiva optar entre os dois adereços. Geralmente  o véu é usado para cobrir o rosto, enquanto a mantilha cobre apenas o cabelo. A regra, no entanto, tem exceções: a princesa Kate (foto), da Inglaterra, optou pelo uso da mantilha, mas envolveu seu rosto com o tecido fino. A coroa completou o penteado.
Seguindo a tradição espanhola, a princesa Letizia (foto), da Espanha, prendeu a mantilha com a coroa, mas não usou o tecido para cobrir o rosto. Note que, no modelo inglês, o bordado da mantilha é mais fino que o espanhol. A noiva brasileira pode trocar a coroa real pela tiara, principalmente em cerimônias noturnas.
Para uma cerimônia diurna ou mais simples, é possível usar a mantilha sem  outro adereço. Um bom exemplo foi o escolhido para a atriz Fernanda Vasconcellos na novela “Desejo Proibido” (foto).
 Outro detalhe: se engana quem pensa que a mantilha não pode ser longa. Em todos os exemplos, a mantilha é mais longa que o vestido. Assim tamanho, neste caso, pode ser ajustado de acordo com a preferência da noiva, modelo e penteado escolhidos.

E vcs meninas, escolheriam qual???Eu fico com a Mantilha que é linda d+++.


Bjs e boa semana!!!!

7 comentários:

  1. Eu tbm adoro a mantilha, e irei usá-la, pois ganhei em um sorteio e super combinou com o meu vestido.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Su,
      Eu também vou usar mantilha, acho lindo d+ e dá um toque todo especial no momento. srsr

      Bjão

      Excluir
  2. Bom dia,
    Obrigada, que bom que gostou do meu blog, comecei mês passado com ele. Ainda estou em fase de aprendizagem.
    Ah, já votei lá...

    Bjs
    me segue ai... :-)

    ResponderExcluir
  3. Eu, particularmente, xonei na mantilha!!

    A principio fiquei na dúvida... mas, a mantilha é muitoooo mais charmosa!!


    bjim ;)

    http://operacaocasamento2012.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sabe que eu nunca tive duvidas que iri usar mantilha. Porém não faço a minima ideia de como será a minha. Mas logo logo vcs saberam.

      Bjs

      Excluir
  4. Eu sou uma fã das mantilhas! Acho muito lindo e foi a minha escolhida!
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sempre fui apaixonada, nunca tive duvida do que usaria.

      Bj

      Excluir